Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Forças do Hamas tomam dinheiro de banco em Gaza

Forças do Hamas se apropriaram no sábado de 16 mil dólares de um banco de Gaza que havia congelado os recursos como parte de uma campanha contra a lavagem de dinheiro lançada pela Autoridade Palestina, dirigida pelo grupo rival Fatah e sediada na Cisjordânia.

Uma alta autoridade do Banco Islâmico Palestino afirmou que a polícia do Hamas levou o dinheiro dos caixas sob ameaça de armas. Ninguém ficou ferido no incidente. Dirigentes do Hamas não comentaram o fato.

O banco informou que o dinheiro estava numa conta de uma entidade beneficente islâmica, congelada pelo Ministério do Interior e a Autoridade Monetária Palestina, órgão que atua como um banco central para o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, rival do Hamas.

A conta foi congelada depois que o Hamas, que venceu a eleição parlamentar palestina em 2006 e tomou o controle da Faixa de Gaza em 2007, colocou seus representantes para gerenciar a entidade.

Essa foi a segunda vez neste ano que o Hamas se apropriou de dinheiro de um banco privado palestino. Em março, suas forças levaram 400 mil dólares de outra instituição, fazendo emergir preocupações entre os banqueiros sobre a segurança de operar em Gaza.

Cerca de uma dezena de bancos, palestinos e árabes em geral, atua na Faixa de Gaza, embora as sedes sejam na Cisjordânia.

Israel e os Estados Unidos consideram o Hamas uma organização terrorista. Os bancos israelenses cortaram os laços com as os bancos de Gaza em 2007, como parte da ampliação do embargo contra o governo do Hamas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros