Negociadores do CNT da Líbia e anciões tribais de Bani Walid se reúnem em mesquita próximo à cidade. Foram retomadas nesta terça-feira as negociações para pôr fim ao impasse sobre a cidade líbia de Bani Walid, que está cercada por forças do CNT, depois que os anciãos da tribo da região concordaram em dialogar| Foto: REUTERS/Youssef Boudlal

Foram retomadas nesta terça-feira as negociações para pôr fim ao impasse sobre a cidade líbia de Bani Walid, que está cercada por forças do Conselho Nacional de Transição (CNT), depois que os anciãos da tribo da região concordaram em dialogar.

CARREGANDO :)

Quatro líderes tribais se encontraram com representantes do CNT nesta terça-feira em uma pequena mesquita situada cerca de 40 quilômetros ao norte da cidade.

"Nós estamos agora aguardando a resposta deles. Assim que a tivermos, entraremos pacificamente na cidade", disse o negociador Sediq Bin Dalla, do CNT, depois de duas horas de conversações.

Publicidade

Bani Walid fica no meio do deserto, 150 quilômetros ao sul de Trípoli. A cidade vem se recusando a render-se às forças do CNT. O impasse provoca o temor de novos combates entre os insurgentes e as forças ainda leais ao ex-líder da Líbia Muamar Kadafi.

As forças do CNT se concentram fora da cidade há dias e a situação é vista como um teste para a capacidade do conselho de deixar de lado as divisões tribais do país e negociar uma solução pacífica, sob o risco de incorrer em um derramamento de sangue.

A cidade é um reduto da poderosa tribo Warfalla, que tem cerca de 1 milhão de integrantes e permaneceu leal ao regime deposto.

Veja também
  • Soldados de Kadafi se unem a rebeldes do Níger
  • Forças líbias se concentram junto a cidade leal a Kadafi
  • Kadafi está bem de saúde e na Líbia, diz porta-voz
  • Rebeldes alertam sobre risco para civis em reduto de Kadafi