Ouça este conteúdo
Forças russas intensificaram os ataques terrestres no leste da Ucrânia nesta terça-feira (19), dando início ao que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chamou de “a grande batalha pelo Donbass". “Os ocupantes fizeram uma tentativa de romper nossas defesas ao longo de quase toda a linha de frente”, disse o Estado-Maior da Ucrânia, por meio de comunicado nesta terça-feira.
A “nova fase da guerra”, como definem as autoridades ucranianas, consiste em uma ampla ofensiva terrestre russa, com o objetivo de assumir o controle total da região de Donbass. Os ataques mais intensos na região começaram a ser sentidos na noite de segunda-feira (18). Segundo o Estado-Maior, forças russas tentam avançar por uma frente de mais de 480 quilômetros. A cidade sitiada de Mariupol segue sendo alvo de bloqueio e bombardeios.
Na noite da segunda-feira, Zelensky informou à população da Ucrânia que a Rússia "começou a grande batalha pelo Donbas", em referência à ofensiva russa, com o objetivo de controlar o distrito industrial leste do país.
"Podemos confirmar que as tropas russas começaram essa batalha", declarou Zelensky, em vídeo divulgado pelo portal Ukrinform. Ele destacou que os soldados ucranianos "batalharão" e "não cederão" nada do território do país. "Não importa quantas tropas russas estejam mobilizadas, vamos lutar", reforçou.