A 10ª tempestade tropical da temporada de ciclones do Atlântico formou-se neste domingo (28) perto das Bermudas, arquipélago que está em situação de alerta, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
A tempestade José está a 305 quilômetros ao sul das Bermudas.
"Seus ventos máximos sustentados alcançam 65 km/h, com rajadas mais fortes. Espera-se pouca mudança em sua intensidade e pode debilitar-se na segunda-feira", indicou o NHC, com sede em Miami.
Foi emitido aviso de tempestade tropical (pelas próximas 36 horas) para o arquipélago de Bermudas.
Nesta temporada de furacões na bacia do Atlântico, que começou em 1º de junho e finaliza em 30 de novembro, já se formaram dez tempestades tropicais, incluindo José e um furacão de categoria maior, Irene, que tocou a terra neste domingo em Nova Jersey e em Nova York, este segundo como tempestade tropical, com ventos máximos sustentados de 120 km/h.
A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, na sua sigla em inglês) atualizou no início do mês a previsão. Pelos novos dados, deverão ser formar mais tempestades, de 14 a 19, das quais de sete e dez podem transformar-se em furacões.
Desses, entre três e cinco seriam furacões de grande intensidade, com ventos superiores aos 178 km/h.