As pessoas evacuaram edifícios após o terremoto na Cidade do México| Foto: REUTERS / Alejandro Dias

Um terremoto de 6,4 graus na escala Richter foi sentido nesta quarta-feira (11) na Cidade do México às 17h55 locais (19h55 de Brasília), informaram à Agência Efe fontes do Serviço Sismológico Nacional.

CARREGANDO :)

O movimento telúrico teve seu epicentro na zona litorânea do estado de Michoacán, mas houve sinais de alarme na capital, com a evacuação de alguns edifícios.

As autoridades ainda não informaram vítimas nem danos graves.

Publicidade

Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o movimento sísmico teve uma magnitude de 7 graus na escala Richter, levemente superior ao dado proporcionado pelo serviço mexicano.

O México foi atingido no último dia 20 de março por um terremoto de 7,4 graus na escala Richter que causou dois mortos e uma dúzia de feridos, com epicentro na zona limítrofe dos estados de Guerrero e Oaxaca.

Até hoje, a partir desse terremoto, o México sofreu um total de 378 réplicas desse tremor. O de hoje, por outro lado, tem um epicentro diferente e não pode ser considerado uma réplica do movimento telúrico do dia 20 de março.

Pouco depois do tremor de hoje, o Serviço Sismológico do México registrou uma réplica de 4,1 graus com epicentro na mesma área zona do primeiro movimento telúrico.

Autoridades da Prefeitura da Cidade do México informaram que o metrô, os hospitais, o sistema de distribuição de água potável, as redes de telecomunicações e o aeroporto funcionaram normalmente apesar do tremor.

Publicidade

Em Morelia, capital de Michoacán, o tremor foi sentido com grande intensidade e as autoridades de proteção civil localizaram o epicentro em La Mira, no município de Lázaro Cárdenas, onde fica o porto homônimo e próximo à cidade de Arteaga.

As autoridades revisam os reportes de todo o estado e até o momento não se registraram nem vítimas nem danos materiais.

Além de Michoacán e na capital mexicana, o tremor desta quarta-feira também foi sentido pelo menos nos estados de Colima, Jalisco e León.

EUA

Um sismo de 5,9 graus na escala Richter foi registrado nesta quarta-feira no litoral do Oregon, no oeste dos Estados Unidos, segundo informou o Instituto Geológico americano (USGS, na sigla em inglês).

Publicidade

O tremor começou a dez quilômetros de profundidade sob o solo oceânico às 13h41 locais (19h41 de Brasília) e a 260 quilômetros da cidade litorânea de Bandon, perto do limite estadual com a Califórnia.

Em um primeiro momento não foram relatados danos associados ao sismo que aconteceu horas depois que dois tremores de magnitude superior a 8 graus sacudissem o noroeste de Sumatra, na Indonésia.

Além disso, o tremor se sentiu minutos antes do sismo que teve seu epicentro na zona litorânea do estado de Michoacán, no sul do México, de 6,4 graus na escala Richter, segundo o Serviço Sismológico Nacional.

No entanto, o USGS indicou que o movimento sísmico em território mexicano teve uma magnitude de 7 graus na escala Richter.

Publicidade