Um terremoto de magnitude 6,2 atingiu o densamente povoado Vale Ferghana, na Ásia Central, informou na terça-feira o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O serviço havia informou mais cedo uma magnitude de 6,4 e que o tremor foi registrado a 9,2 quilômetros de profundidade, 30 quilômetros a sul-sudeste da cidade de Ferghana, cidade no leste do Uzbequistão.
Não havia registro imediato de vítimas ou danos e não estava claro se o terremoto atingiu alguma área povoada.
O Vale Ferghana, dividido entre Uzbequistão, Tadjiquistão e Quirguistão em uma confusa colcha de retalhos de fronteiras da era Soviética, é a região mais densamente povoada da Ásia Central.
Os tremores foram sentidos por toda a vasta região montanhosa. Um morador de uma cidade no Quirguistão, perto da fronteira com o Uzbequistão, falou à Reuters por telefone que o terremoto durou até 15 segundos.
"Foi muito assustador e longo", afirmou ele.
Terremotos são frequentes na Ásia Central, uma região de montanhas e estepes entre Afeganistão, Irã, Rússia e China.
Em 2008, um poderoso terremoto matou mais de 70 pessoas no Quirguistão, um país volátil que faz fronteira com o Uzbequistão.
Em 1966, a capital uzbeque Tashkent foi abalada por um terremoto de magnitude 7,5 quando centenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas. Outro terremoto, de magnitude 6, atingiu a cidade em 2008, sem provocar danos.
O Vale Ferghana é um importante centro produtivo de algodão e seda, e as colinas ao redor são cobertas por florestas de noz. O vale também tem petróleo e gás.
Deixe sua opinião