Um terremoto de 7,0 de magnitude foi registrado nesta sexta-feira (18) no centro do México. O epicentro aconteceu em Tecpan, no estado de Guerrero, ao norte de Acapulco, mas o tremor foi sentido na populosa capital, Cidade do México. O chefe dos serviços de emergência do governo mexicano, Luis Felipe Puente, disse que não houve informações de danos, mas o tremor abalou edifícios e provocou a retirada de pessoas em meio às celebrações da Semana Santa. Também não há relatos de feridos.
- O sismo aconteceu na linha da costa. Sempre é possível que possa causar um tsunami , mas com os efeitos iniciais, diria que é muito improvável - disse Víctor Espíndola, especialista do Serviço Sismológico Nacional.
O Serviço mexicano situou em 7,0 a magnitude preliminar do tremor, mas o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS) calcula a intensidade do terremoto em 7,5 graus. Na capital, a 490 quilômetros de Tecpan, moradores relataram quedas de estantes e falta de energia, principalmente no bairro de Roma. O prefeito Miguel Ángel Mancera confirmou que algumas casas foram desalojadas por precaução.
- Tive que me agarrar a uma árvore - disse Pedro Hernández, porteiro de edifício na capital.
Os serviços de emergência da capital estavam percorrendo a cidade, que foi severamente danificada por um terremoto em 1985, quando um tremor de magnitude 8,1 deixou milhares de mortos.