Um forte terremoto foi registrado numa região pouco povoada e montanhosa do oeste da China neste sábado, matando pelo menos uma pessoa e provocando apenas danos leves às construções, informaram funcionários do governo e meios de comunicação estatais.
O Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que tremor, de magnitude 5,9, ocorreu a uma profundidade de 14,6 quilômetros, no final da tarde deste sábado (horário local), a cerca de 30 quilômetros da cidade de Kangding, na província de Sichuan. A agência sismológica da China informou que o terremoto teve magnitude de 6,3.
Uma mulher na faixa dos 70 anos morreu após ser atingida pelos vidros de uma janela, informou a agência oficial de notícias Xinhua e a emissora de televisão estatal CCTV.
Um funcionário em serviço do condado de Kangding, que identificou-se apenas pelo sobrenome Xia, disse que o terremoto durou apenas alguns segundos e que houve alguns relatos de rachaduras nos prédios e queda de muros e paredes. A área é frequentemente atingida por terremotos.
Segundo Xia, os prédios recém-construídos na cidade de Kangding devem ser capazes de suportar tremores de magnitude até 8, embora as exigências sejam menos rígidas nas áreas rurais ao redor.
Wang Dan, porta-voz da prefeitura de Ganzi, subordinada ao condado de Kangding, disse que equipes de resgate já foram enviadas para o epicentro do tremor. Segundo ele, o fornecimento de eletricidade para o local não foi interrompido e não há problemas com transportes e comunicação, além de não ter havia danos graves aos prédios da cidade de Kangding.
Uma das áreas mais atingidas parecer ser sido Hakuba, cidade conhecida por suas piscas de esqui a oeste de Nagano, onde foram disputadas provas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1998. A agência de notícias Kyodo informou que pelo menos um prédio desabou em Hakuba e que várias pessoas ficaram feridas. Não estava claro se os feridos estavam no prédio que ruiu.
O tremor foi sentido em Tóquio, cerca de 200 quilômetros a sudoeste da Hakuba. Um suposto tremor secundário de magnitude 4 3 atingiu a região 30 minutos mais tarde.
Nenhum dano foi informado na usina de energia Kashiwazaki-Kariwa que fica na cidade de Niigaata, nas proximidades. Todas as usinas nucleares japonesas estão desligadas.
A emissora de televisão NHK informou que um deslizamento de terra bloqueou uma estrada após o terremoto. Segundo a NHK, 200 casas estavam sem fornecimento de energia elétrica. O serviço de trem bala Shinkansen na região foi suspenso temporariamente. A emissora também informou que várias pessoas ficaram feridas.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou