Um terremoto de 7,8 graus na escala Richter ocorreu nesta quarta-feira no leito do Oceano Pacífico, próximo do arquipélago de Vanuatu, levando à emissão de um alerta de tsunami para a região.
O tremor de terra ocorreu a 35 quilômetros de profundidade, numa área situada a quase 600 quilômetros de Porto Vila, a capital de Vanuatu, informou o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos.
Divulgou-se inicialmente que o tremor havia alcançado 8,1 graus na escala Richter, mas a intensidade foi logo revisada.
Logo depois do abalo sísmico, o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico emitiu um alerta para uma área do Pacífico que abrange Fiji, Ilhas Salomão, Nauru, Papua Nova Guiné, Tuvalu e Nova Caledônia.
O Centro, baseado no Havaí, emitiu também atenção para tsunami para todo o oeste do Pacífico, incluindo Austrália, Nova Zelândia, Indonésia e as nações de Samoa Americana e Samoa, atingidas por um tsunami que destruiu vilarejos inteiros na semana passada.
Um porta-voz do Ministério de Defesa Civil e Gerência de Emergências da Nova Zelândia disse estar emitindo um alerta de tsunami para que ninguém permaneça em praias ou barcos perto da costa. O Ministério aguarda mais informações para tomar outras medidas, informou o porta-voz.
Em Nova Caledônia, autoridades estão levando as pessoas da costa leste da ilha para regiões mais altas após o alerta. Um porta-voz da polícia na capital do território francês, Noumea, afirmou esperar que as ondas atinjam a costa às 21:15 (horário de Brasília).
O epicentro do tremor foi a 373 quilômetros norte-noroeste de Santo, em Vanuatu, e a 33 quilômetros de profundidade, afirmou o Serviço.
Vanuatu é um arquipélago de 82 ilhas, situadas a Leste da Austrália. A polícia da capital de Vanuatu, Port Vila, disse não ter sentido o tremor e que não há informações sobre o aumento do nível do mar.
Um residente de Luganville, na costa sul da ilha Espiritu Santo, em Vanuatu, disse que o tremor sacudiu a cidade, mas não há informações sobre estragos ou mudanças no nível do mar.
"Pessoas estão assustadas e algumas saíram dos prédios para as ruas porque foi muito forte", disse à Reuters por telefone Florence Cari, recepcionista do Hotel Santo. "O mar não mudou, mas não sabemos se algo irá ocorrer".
Pouco antes, o Instituto de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos informou sobre a ocorrência de um terremoto de 6,7 graus na escala Richter nas Filipinas.
Não há, até o momento, informações sobre vítimas ou danos causados pelos tremores de terra.
Com informações da Dow Jones e da Associated Press.