Centenas de moradores forçados a sair de um vilarejo no Estado norte-americano de Nebraska deverão receber autorização oficial para voltar até suas casas nesta terça-feira (17) para tentar salvar o que puderem de seus pertences, após um forte tornado ter destruído a localidade.
"Pilger já era", disse Sanford Goshorn, diretor do gerenciamento de emergências do Condado de Stanton.
Com apenas alguns quarteirões de tamanho e cerca de 350 residentes, Pilger foi diretamente afetada por um dos quatro tornados que o Serviço Climático Nacional (NWS, na sigla em inglês) dos EUA detectou na região nordeste do Nebraska na tarde de segunda-feira.
Pelo menos uma pessoa, uma criança de cinco anos, morreu num hospital da região, que também recebeu mais de uma dezena de feridos de Pilger, disse o xerife do condado, Michael Unger, em uma coletiva de imprensa. Outra pessoa no condado vizinho de Cuming também morreu.
O Centro de Previsões de Tempestades do NWS, com base em Norman, Estado de Oklahoma, registrou pelo menos um, talvez dois, casos nos quais dois redemoinhos se encostaram simultaneamente, um fenômeno raro, segundo meteorologistas.
"O tornado passou bem no meio da cidade. Serviços de eletricidade, água e esgoto foram completamente desativados", disse Goshorn.
A maioria das casas e de outros edifícios de uma área de aproximadamente seis quarteirões de largura por seis de comprimento foram destruídos, e podiam ser vistos vários veículos destroçados.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas