Um forte terremoto sacudiu o leste da África nesta segunda-feira, na região do Lago Tanganyika, informou o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) em seu site. De acordo com a autoridades da ONU, moradores contaram que algumas pessoas morrreram e outras ficaram feridas.
- Há muitos danos nessas casas pobremente construídas. Moradores nos disseram que algumas pessoas morreram e que outras estão feridas, mas não temos nenhum número de feridos ainda - contou Michel Bonnardeaux, porta-voz da agência de Assuntos de Coordenação Humanitária em Kinshasa.
De acordo com o USGS, o tremor apresentou magnitude de 6.8 na escala Richter e foi registrado às 10h19m (horário de Brasília) na região chamada Congo-Tanzânia, a 55 quilômetros sudoeste da cidade de Kalemie na República Democrática do Congo e a 975 quilômetros do sudoeste de Nairóbi.
Centenas de pessoas deixaram prédios no centro de Nairóbi depois que a terra tremeu. Eles esperavam por informações sobre o que estava acontecendo.
- As pessoas saíram correndo, assustadas, porque você não sabe o que é. Você está indo para um lado e muda - contou Tabitha Nyambati, demonstrando como o tremor a fez mudar de direção.As ruas estão tomadas por pessoas que tentam deixar o centro comercial de carro. O serviço de meteorologia do Quênia diz que não há registro de mortes até agora.
- Não recebemos nenhuma informação sobre os danos causados pelo tremor ou se houve alguma fatalidade - disse o funcionário da prefeitura Peter Abende, em entrevista à Televisão Nacional. - São raros tremores dessa magnitude.
O site do USGS disse que um tremor de magnitude 6.5 foi registrado em outubro de 2000, deixando sete pessoas feridas e provocando pequenos danos.
- Um tremor deste tipo pode facilmente causar um grande dano, mas eu me pergunto que tipo de infra-estrutura eles têm na região. Talvez não tenha muitas coisas para serem destruídas - disse Andrzej Kijko, chefe da unidade de sismologia do Conselho da África do Sul para Geociência.
Autoridades na Tanzânia disseram que o tremor foi sentido no país, mas que eles não receberam registros de danos.
Deixe sua opinião