Cerca de 40 pessoas morreram até este domingo (27) com as fortes enchentes que atingiram Moçambique nos últimos dias, principalmente a cidade de Chokwe, no sul do país. Jorge Makwakwa, prefeito de Chokwe, afirmou que as ruas da cidade estão cheias de pedaços de animais mortos.
Segundo um levantamento de sexta-feira da Organização das Nações Unidas (ONU), as enchentes no país tiraram quase 70 mil famílias de suas casas.
As enchentes, que também atingiram os países vizinhos de Zimbábue e África do Sul, são resultados de dias de chuvas torrenciais este mês que elevaram o nível do rio Limpopo.
Agências da ONU informaram neste domingo que 23 mil famílias buscaram refúgio em campos e que 75 mil pessoas já estão sendo alimentadas por programas das Nações Unidas.
Indonésia
Dois deslizamentos de terra provocados por chuvas torrenciais no oeste da Indonésia mataram 16 pessoas, segundo autoridades. As piores ocorrências foram em Tanjung Sani, onde 20 casas foram soterradas por lama e pedras, matando 11 moradores.
Entre as vítimas fatais estão três crianças de oito a nove anos, cujos corpos foram encontrados enquanto o resgate procurava por nove pessoas que teriam sido atingidas pelo deslizamento.
Na província vizinha de Jambi, dias de fortes chuvas provocaram um deslizamento em um campo da petrolífera estatal Pertamina Geothermal Energy, no sábado. O número de mortos no local chegou a cinco após outro corpo ter sido retirado dos escombros neste domingo.