Pelo menos 15 pessoas morreram nesta segunda-feira em conseqüência da explosão de três carros-bomba, em um ataque coordenado, perto de uma área que abriga hotéis usados pela imprensa estrangeira em Bagdá, disse a polícia. Outras 11 pessoas ficaram feridas.
As bombas lançaram enormes nuvens de fumaça negra e poeira para o ar, após terem explodido debaixo das torres de concreto dos hotéis Sheraton e Palestina, no centro da cidade. Ambos são vigiados por soldados dos Estados Unidos.
Comandantes americanos vêm advertindo nas últimas semanas sobre a possibilidade de ataques em Bagdá, com o objetivo de atrair a atenção da imprensa para a insurgência.
O Iraque esteve relativamente calmo, apesar das expectativas de que extremistas sunitas árabes intensificariam a violência durante o referendo sobre o projeto de Constituição apoiado pelos EUA, realizado em 15 de outubro, e o início do julgamento do ex-presidente Saddam Hussein, na semana passada.
Em duas províncias predominantemente sunitas, o "não" ao projeto de Constituição teve vitórias avassaladoras, confirmaram nesta segunda-feira as autoridades. Como o projeto será rejeitado se o "não" vencer em três províncias, o destino da Constituição depende de uma região volátil no norte do país, Níneve.
O chefe da comissão eleitoral iraquiana, Hussein Hendawi, disse a jornalistas nesta segunda-feira que na prov!ícia de Anbar, centro da insurgência, 96% dos eleitores votaram pelo "não", segundo resultados preliminares. Na de Salahaddin, onde fica a cidade de Saddam, Tikrit, o "não" teve 81% dos votos. Os resultados finais são esperados nos próximos dois dias.
As explosões, ocorridas nesta segunda-feira pouco depois da pausa noturna do jejum do Ramadã, o mês sagrado dos muçulmanos, estilhaçaram janelas e danificaram edifícios, além de terem espalhado destroços por uma grande área, de acordo com jornalistas no local.
O piso térreo do hotel Sheraton ficou bastante danificado e muitas pessoas estão feridas, disse um funcionário por telefone. O hotel Palestine sofreu danos leves.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião