A França anunciou nesta quinta-feira (23) que irá gradualmente retirar parte de seus 4 mil soldados que estão no Afeganistão e que o país continua comprometido a transferir toda sua responsabilidade de segurança às autoridades afegãs até 2014. As autoridades francesas disseram que retirariam um quarto das tropas no ano que vem.
"Levando-se em consideração o progresso obtido, a França dará início à retirada gradual das tropas de reforço despachadas para o Afeganistão, dentro de um cronograma semelhante e proporcional ao dos Estados Unidos", disse um nota do escritório do presidente francês, Nicolas Sarkozy.
Em seu discurso nesta quarta-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que ordenou a retirada de 33 mil soldados do Afeganistão até setembro de 2012.
O anúncio da presidência francesa ocorre um ano antes das eleições presidenciais na França, onde a guerra no Afeganistão é impopular. Desde 2001, 62 soldados franceses morreram no conflito. A França não informou, entretanto, quantos soldados serão mantidos no Afeganistão após 2014. Mas as autoridades dizem que o país não pretende ultrapassar o papel de apoio às autoridades afegãs após essa data. As informações são da Dow Jones.