O ministro de Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, anunciou nesta terça-feira que a cidade de Kidal, no norte do Mali, já está sob o controle das forças francesas e disse que a operação continuará no local para destruir refúgios terroristas.

CARREGANDO :)

O Ministério da Defesa informou na manhã desta terça-feira (5) que as forças francesas controlavam o aeroporto e que 1.800 soldados do Chade estavam na cidade para garantir a segurança.

Le Drian garantiu em entrevista para a emissora "BFM TV" que já é possível afirmar que Kidal foi totalmente recuperada.

Publicidade

O ministro explicou que os ataques aéreos lançados na região na noite de ontem continuarão nas próximas horas contra bases de retaguarda e depósito de armas dos insurgentes.

É na zona do maciço de Ifoghas que as autoridades da França acham que os islamitas podem manter como reféns sete franceses sequestrados.

A operação francesa em apoio ao Exército do Mali para interromper o avanço em direção ao sul do país dos grupos jihadistas que desde meados de 2012 controlam o norte começou em 11 de janeiro, e segundo Le Drian o balanço até o momento é "positivo".

O ministro afirmou que houve uma vítima francesa nas primeiras horas da intervenção e "dois ou três levemente feridos", e que entre os rebeldes há "várias centenas de baixas e muitos danos técnicos e materiais".

Além disso, disse que o Exército do Mali tem "alguns prisioneiros", cujo número não precisou, mas sobre os quais opinou que é preciso que respondam perante a justiça do país africano e internacional.

Publicidade

Le Drian lembrou que a intenção da França é ser substituída na missão por forças malinesas e africanas e garantiu que o país se retirará do país assim que isto puder ocorrer.