Inna Shevchenko dá entrevista em Paris| Foto: Reuters/Charles Platiau

A França concedeu asilo político a Inna Shevchenko, líder do grupo feminista da Ucrânia Femen, informou a própria ativista nesta segunda-feira (8). A jovem ucraniana, de 23 anos, afirmou que solicitou refúgio em fevereiro e recebeu uma resposta positiva do Escritório Francês de Proteção a Refugiados e Apátridas (Ofpra, na sigla em francês). De acordo com um funcionário, a informação não foi confirmada pela organização por ser confidencial.

CARREGANDO :)

"A concessão do asilo é uma decisão estratégica", disse Inna, acrescentando que para desenvolver as atividades do movimento é necessário um país.

A jovem alegou ser ameaçada por um processo judicial em seu país por cortar uma cruz ortodoxa com uma serra elétrica, em apoio a três membros do grupo feminista russo Pussy Riot, condenadas por cantar uma "oração punk" contra o presidente Vladimir Putin na catedral de Moscou.

Publicidade

Inna chegou à França em agosto de 2012 com um visto de turista. O grupo ucraniano, agora com sede em Paris, é famoso por suas ações de protesto em que as mulheres mostram seus seios. Em setembro passado, o Femen inaugurou em Paris o primeiro centro de treinamento "para o novo feminismo".

As mulheres do grupo protestam especialmente contra o sexismo, a homofobia, a prostituição e a religião. Na semana passada, uma ativista do grupo foi detida enquanto protestava com os seios à mostra contra o premier turco Recep Tayyip Erdogan. A manifestante foi contida pelas forças de segurança no aeroporto de Istambul.