Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Impasse nuclear

França pede que Irã colabore com AIEA

Paris – O governo francês pediu ontem que as autoridades iranianas respeitem suas obrigações internacionais e cooperem com a Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA), depois que o Parlamento do Irã aprovou rever a cooperação com esse órgão.

Há poucos dias, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução 1.737, que ameaça Teerã com sanções se não suspender seu programa nuclear em 60 dias e atribui à AIEA mais poderes para verificar os projetos do Irã nesse âmbito.

O Ministério de Exteriores da França afirmou que a decisão do Parlamento iraniano "não vai no sentido do que esperamos após a resolução 1.737", segundo um porta-voz do ministério. Teerã sustenta que seus programas nucleares têm fins civis e não militares, sobre o que os países ocidentais não estão de acordo, entre eles a França, que é um dos mais ativos nesta controvérsia.

A França lembrou que o Irã assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), que situa as instalações desse gênero sob garantia da AIEA, ao qual dá competência para revisar as instalações. Paris destaca que o diretor-geral da AIEA, Mohamed ElBaradei, deve fazer um relatório sobre as instalações iranianas ao Conselho de Segurança da ONU em até 60 dias.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.