Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

França perde exportações de frango

Paris (AFP/Reuters) – Pelo menos 20 países decretaram embargo total ou parcial de carne de aves ou de foie gras procedentes da França, primeiro país da União Européia em que as aves de criação estão contaminadas por este vírus. A perda de exportações foram anunciadas ontem fontes do governo. Segundo a ministra de Comércio Exterior, Christine Lagarde, entre estes países figuram Japão, Hong Kong, Marrocos, Egito, Tailândia e Coréia do Norte. No entanto, as exportações para estes países representam apenas 5% das vendas de aves e de foie gras franceses ao exterior, cujo valor total chega a 1,4 bilhão de euros (1,7 bilhão de dólares), segundo a ministra.

A França foi o primeiro país da UE e o único até o momento no qual o vírus H5N1 da gripe aviária foi detectado em aves de criação, concretamente numa granja de mais de 10 mil frangos do centro-leste do país, onde todos os animais foram sacrificados. O território francês abriga mais de 30 mil criações de aves. O país é o primeiro exportador de carne de ave da União Européia e o terceiro mundial.

Imunização

Ontem a França começou a vacinar mais de 300 mil gansos e patos contra a gripe aviária. O vírus H5N1, que é endêmico em regiões da Ásia, está se espalhando rapidamente pelo globo. A Geórgia, ex-república soviética, confirmou ontem ter encontrado o vírus em cisnes selvagens. Suíça e Bósnia também reportaram os primeiros casos da doença em seus territórios.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros