Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Alarme falso

França reabre santuário após ameaça de bomba

Fiéis permaneceram em frente dos portões após evacuação | Pascal Pavani/AFP
Fiéis permaneceram em frente dos portões após evacuação (Foto: Pascal Pavani/AFP)

O santuário mariano de Nossa Senhora de Lourdes reabriu as portas para as celebrações na noite de ontem, após a polícia francesa ter esvaziado a área devido a um aparente alarme falso de bomba, num dos dias mais movimentados do ano no local. "Uma inspeção da área mostrou que a ameaça era infundada", afirmou um porta-voz do santuário.Milhares de pessoas, muitas delas com deficiências físicas ou doentes, haviam sido retiradas do santuário de Lourdes, no sul da França, após uma ameaça de bomba no dia da Assunção de Nossa Senhora.

Cerca de 30 mil peregrinos estavam no local, localizado no sopé dos Pirineus, no final da manhã de ontem, quando a polícia de Lourdes recebeu uma ameaça dizendo que uma bomba seria explodida à tarde, afirmou o porta-voz do santuário, Pierre Adias.

A polícia ordenou a retirada de todas as pessoas do local, e peritos em explosivos foram enviados para inspecionar a área. Os peregrinos foram aconselhados a deixar o santuário quando a missa do meio-dia estava para começar. Uma mensagem postada na página da TV Lourdes na internet afirmava que a cobertura ao vivo dos serviços no santuário não estava disponível por ra­zões "independentes de nossa vontade".

O feriado do dia 15 de agosto registra um grande fluxo de peregrinos na França, em particular em Lourdes, famosa por seus poderes de cura. Alguns peregrinos vieram para as cerimônias deste ano em cadeiras de rodas, apoiados por familiares, segundo imagens mostradas na televisão francesa.

O Dia de Assunção marca a subida aos céus da Virgem Maria, e é um feriado na França e em vários outros países. Segundo a Igreja Católica, Lourdes é o local das aparições da Virgem Maria a Bernadette Soubirous há 152 anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.