Francês Alain Robert, o Homem-Aranha, escalou edifício de 126 metros de altura| Foto: Ramon Espinosa/Reuters

Com centenas de pessoas olhando das ruas, o "Homem-Aranha" francês, Alain Robert, fez uma escalada livre – sem qualquer equipamento de segurança – pelos 27 andares do hotel Havana Libre, considerado um marco histórico da capital cubana, na segunda-feira. Robert disse que a proeza não foi muito difícil.

CARREGANDO :)

Ele levou meia hora para ir do solo ao topo do edifício, escalando de varanda em varanda e parando ocasionalmente para pedir aplausos da multidão, que acompanhou a escalada das ruas próximas do bairro de Vedado, em Havana.

Robert, de 50 anos, por duas vezes tirou "ohs" e "ahs" da plateia quando fingiu que estava caindo.

Publicidade

"A subida foi legal, não muito difícil", disse a repórteres depois. Robert já subiu em estruturas muito mais formidáveis por todo o mundo, incluindo marcos como as Torres Petronas, em Kuala Lumpur, e a Ponte de Golden Gate, em São Francisco.

Porém, ele escolheu o Havana Libre porque foi a primeira residência de Fidel Castro por vários meses depois de ter assumido o poder em Cuba na Revolução de 1959.

"É um símbolo para Cuba", disse Robert, um homem pequeno e resistente com longos cabelos loiros.

O hotel abriu na primavera de 1958 como o Hilton de Havana, porém em um dado momento foi tomado pelo governo comandado por Fidel e o nome mudou para Havana Libre, ou "Havana Livre".