Cirurgiões franceses realizaram nesta quarta-feira o que eles afirmaram ser a primeira operação parcial de transplante de rosto. Eles deram a uma mulher atacada por um cachorro um novo nariz, queixo e lábios.
Especialistas de dois hospitais franceses realizaram a operação na mulher de 38 anos neste domingo, na cidade de Amien, no norte do país. Os tecidos, músculos, artéria e vasos sangüíneos foram retirados de uma mulher com morte cerebral.
"O primeiro transplante parcial de rosto - nariz triangular, lábios e queixo - foi realizado na França neste domingo", afirmaram os hospitais em um breve comunicado depois de esperar por três dias para anunciar a pioneira cirurgia. "A paciente está em excelente estado e o transplante parece normal", disseram os médicos.
A mulher, cuja identidade não foi divulgada, ficou sem o nariz e os lábios depois que um cão a atacou em maio passado. Ela não conseguia falar e mastigar de maneira apropriada.
O comunicado divulgado na cidade de Lyon, no sudeste da França, não diz como a mulher vai se parecer quando estiver totalmente recuperada, mas especialistas médicos dizem que ela não deve ficar parecida com a doadora.
A operação foi comandada por Jean-Michel Dubernard, um especialista do hospital de Lyon que também já realizou transplantes de mãos, e Bernard Devauchelle, do Hospital Amiens.
Stephen Wigmore, chefe do Comitê de Ética da Sociedade Britânica de Transplantes, disse que as equipes na França, Estados Unidos e Grã-Bretanha estão desenvolvendo uma técnica para fazer do transplante facial uma realidade.
Existem transplantes de várias partes do corpo para tratar queimaduras e outros acidentes, mas operações envolvendo a boca e o nariz são consideradas difíceis devido à alta sensibilidade apresentada a tecidos estranhos.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano