O deputado francês Sergio Coronado desempenha uma função política criada há pouco. Ele representa os cidadãos da França que vivem fora do país de origem especificamente numa faixa que começa no México e desce até a Patagônia argentina, abarcando 33 países.
"É um cargo novo. Ele foi aprovado em 2009 e a primeira eleição ocorreu em junho passado. É uma novidade e estamos descobrindo aos poucos as atribuições da função", explica.
De acordo com o político, um parlamentar, normalmente, é responsável por uma região muito pequena e limitada. E se concentra com questões dentro da França. Representar os franceses que vivem fora do país envolve outras responsabilidades.
"Durante a campanha eleitoral, me comprometi em visitar com frequência as comunidades francesas de outros países", diz Coronado, que nasceu no Chile e se naturalizou na França com a família, quando ainda era criança. Hoje, as duas nacionalidades significam não só heranças familiares, mas a capacidade que ele tem de se envolver com questões francesas e latino-americanas.
Ligado ao partido Europa Ecologia, Os Verdes, as questões políticas de sua carreira são permeadas pelas preocupações ambientais e sociais.
Cidade dinâmica
Coronado veio a Curitiba para visitar a comunidade francesa da cidade e conversou com a Gazeta do Povo na última terça-feira. "Curitiba é uma cidade muito dinâmica no que diz respeito à representação francesa. Há uma empresa muito importante, e empresas pequenas também, existe uma Aliança Francesa e famílias francesas que vivem aqui há muito tempo", diz.
O país de François Hollande se beneficia do trabalho de cidadãos que deixaram a terra natal para viver no exterior, sem qualquer ônus para o governo francês.