Uma frente fria está ajudando a apagar os devastadores incêndios florestais que atingem vários estados do Oeste americano, mas as autoridades alertaram nesta terça-feira que o risco persiste.
Oficiais do Serviço Florestal dos Estados Unidos revelaram que o incêndio no Parque Nacional Inyo está 80% controlado, graças ao alto nível de umidade trazido pela frente fria, o que ajudou os bombeiros.
O porta-voz do Serviço Florestal, Pam Bierce, advertiu que esta semana ainda poderão ocorrer relâmpagos, o que provoca os incêndios sobre a vegetação seca.
"O clima é como uma faca de dois gumes. Por um lado, estas condições (de umidade) ajudam os bombeiros, mas por outro foi este mesmo tempo (com raios) que começou os incêndios e está previsto para o final de semana".
Vários incêndios continuam devastando outras zonas da Califórnia, especialmente no leste do Parque Nacional Plumas, onde as chamas estão controladas em apenas 21%.
Segundo os serviços florestais, 67 incêndios já destruíram vários parques nos Estados Unidos, a maioria no Oeste do país.
Deste total, 45 incêndios ainda estão ativos e 22 foram apagados.