O ex-presidente do Peru, Alberto Fujimori, comemorou nesta segunda-feira seu 76º aniversário acompanhado por seus filhos e partidários no presídio de Operações Especiais da Polícia, no distrito de Ate, em Lima, informou à imprensa sua primogênita Keiko Fujimori.
O ex-presidente (1990-2000), que cumpre uma sentença de 25 anos de prisão por violações aos direitos humanos, almoçou com seus filhos Keiko, Sachi e Kenji, e com as legisladoras Luz Salgado e Martha Chávez.
Sua filha Keiko declarou ao "Canal N" que seu pai estava de bom humor, mas fisicamente deteriorado.
A também ex-candidata presidencial aproveitou a ocasião para pedir ao Instituto Nacional Penitenciário (INPE) que reponha a linha telefônica na cela de seu pai, tal como ditou recentemente um juiz.
O INPE ordenou em novembro do ano passado que se retirasse o telefone da prisão, depois que o ex-presidente peruano deu várias entrevistas não autorizadas a meios de comunicação.
No entanto, no último dia 17 de julho, o 38º Juizado Penal de Lima determinou, em resposta a um recurso de habeas corpus colocado pelo advogado de Fujimori, William Castillo, que a linha telefônica deveria ser reposta.