• Carregando...

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, que tem um mandado de prisão em seu país por abuso aos direitos humanos e corrupção, surpreendeu neste domingo ao desembarcar no Chile.

Fujimori, que governou o Peru entre 1990 a 2000, estava se refugiando no Japão desde 2000, quando estouraram os escândalos.

Em um comunicado recebido pela Reuters, Fujimori disse que deixou a capital do Japão, Tóquio, neste domingo, e que voou rumo a Santiago, no Chile, chegando lá as 15h30m (horário local).

- A minha permanência no Chile faz parte dos meus esforços para voltar ao Peru e cumprir minha promessa para uma parte importante da população peruana que pede que eu seja candidato em 2006 - disse.

Fujimori chegou ao Chile em um momento tenso nas relações entre o país e o Peru, depois que o Peru aprovou no Congresso uma lei para tentar reaver parte do território marítimo pertencente ao Chile.

Rádios locais do Chile informaram que Fujimori foi levado do aeroporto para um hotel na capital.

Não ficou claro, no entanto, o porquê de ele ter sido preso na chegada ao aeroporto do Chile, uma vez que ele tem um mandado internacional de prisão.

O Peru tentou extraditar Fujimori do Japão, mas não conseguiu, e quis forçar o Japão, por meio do tribunal internacional de Haia neste ano, a deportar o ex-presidente de volta para o Peru.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]