Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Fukuda está perto da vitória na disputa pela liderança no Japão

Yasuo Fukuda está pronto para uma vitória decisiva para se tornar primeiro-ministro do Japão, apontaram pesquisas neste sábado, enquanto dois candidatos se preparam para suceder Shinzo Abe na liderança do Partido Democrático Liberal (LDP).

O partido escolhe um novo presidente no domingo esperando reviver sua sorte após um ano marcado por escândalos, uma eleição conturbada e uma crise de liderança desencadeada pela renúncia de Abe, em 12 de setembro.

O candidato vencedor precisa de 265 dos 528 votos correspondentes aos 387 membros do LDP no parlamento e três representantes de cada uma das 47 prefeituras do partido.

Uma pesquisa do jornal liberal Asahi mostrou que Fukuda deve ter mais de 60 por centos dos votos dos integrantes do partido e a maioria dos votos dos representantes das prefeituras.

Outra pesquisa, do jornal conservador Sankei, também põe Fukuda bem à frente do ex-ministro das relações exteriores Taro Aso, com mais de 70 por cento dos votos dos legisladores e cerca de metade dos votos das prefeituras.

Em um último esforço, Aso, um fã do "manga", livros cômicos que ressaltam que o Japão precisa de um líder forte, convocou os japoneses a pressionar seus legisladores a votar nele.

O vencedor da corrida pela liderança do LDP tem a garantia se tornar o primeiro-ministro pela larga maioria da coalizão liderada pelo partido no parlamento. O vencedor se tornará formalmente primeiro-ministro na terça-feira, após a votação da Câmara dos Deputados.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.