Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Protesto

Funcionários do metrô de Lisboa fazem greve de 24 horas

Funcionários do metrô lisboeta paralisaram atividades nesta quinta-feira (30), por 24 horas. A greve representa mais um protesto contra as medidas de austeridade promovidas pelo governo de Portugal. O Metropolitano de Lisboa transporta em média 500 mil passageiros por dia, e a interrupção do serviço provocou congestionamentos nas ruas e longas filas nas paradas de ônibus da capital portuguesa.

Os sindicatos que representam os metroviários convocaram a greve contra reformas trabalhistas e cortes em direitos relacionados ao salário. O governo pretende fundir a companhia de metrô com a empresa de ônibus de Lisboa, Carris, que também é estatal, para poupar dinheiro, racionalizando os serviços prestados pelas duas empresas, que são deficitárias. Lisboa também está tornando mais fácil para empregadores contratar e demitir funcionários, em troca de ajuda financeira de 78 bilhões de euros recebida há dois anos. No ano passado, os metroviários organizaram três paralisações de 24 horas.

Os funcionários públicos e empregados de empresas públicas planejam novas manifestações nas próximas semanas, incluindo uma greve de professores durante o período de provas do ensino médio em junho. As duas confederações sindicais do país, que representam mais de 1 milhão de trabalhadores, também estão estudando protestos conjuntos. As informações são da Associated Press.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.