Um dos fundadores do partido de direita Vox, na Espanha, foi baleado durante um ataque em Madri, nesta quinta-feira (9), data na qual socialistas e independentistas catalães assinaram acordo que permite a posse de Pedro Sánchez.
De acordo com o jornal espanhol El País, Alejo Vidal-Quadras, que também é ex-presidente do PP e ex-vice-presidente do Parlamento Europeu, levou um tiro no rosto e foi encaminhado a um hospital da capital. Autoridades afirmaram que ele estava consciente no momento do socorro.
Segundo a Polícia Nacional, o suspeito fugiu em uma moto após disparar contra o político e ainda não há detalhes sobre a motivação do crime. A investigação está a cargo de uma unidade de homicídios
O serviço de emergência de Madrid informou que o quadro da vítima é estável.
Vidal-Quadras, de 78 anos, presidiu o partido conservador PP na região espanhola da Catalunha na década de 1990 e depois foi eurodeputado até 2014.
Ele teve um papel notável na política espanhola, não só na política catalã, até que, depois de um desentendimento em um pacto dos conservadores com os nacionalistas catalães para governar a Espanha, mudou-se para Bruxelas, onde além de eurodeputado foi vice-presidente do Parlamento Europeu, entre 1999 e 2014.
Nesse último ano deixou o PP, depois de 30 anos como membro do partido, alegando falta de democracia interna e divergências com sua liderança nacional.