• Carregando...
O fundador do grupo Oath Keepers, Stewart Rhodes, recebeu a pena mais dura entre os apoiadores de Trump que participaram da invasão à sede do Legislativo americano em 2021
O fundador do grupo Oath Keepers, Stewart Rhodes, recebeu a pena mais dura entre os apoiadores de Trump que participaram da invasão à sede do Legislativo americano em 2021| Foto: Wikimedia Commons

O fundador do grupo Oath Keepers, Stewart Rhodes, foi condenado nesta quinta-feira (25) a 18 anos de prisão por conspiração para invadir o Capitólio dos Estados Unidos. Esta é a sentença mais dura proferida até agora contra um réu pelo ataque de 6 de janeiro de 2021 contra a sede do Congresso americano.

Antes de ler a sentença, o juiz distrital Amit Mehta afirmou que não se pode permitir que “um grupo de cidadãos, só porque não gostaram do resultado das eleições ou não acreditam que a lei foi cumprida como deveria, fomentem uma revolução”. “Isso é o que você fez”, destacou, ao se dirigir ao réu.

Em 29 de novembro do ano passado, Rhodes foi considerado culpado de conspiração para cometer sedição por um júri federal em Washington.

Durante o ataque ao Capitólio, que resultou em cinco mortes e mais de 140 agentes feridos, Rhodes permaneceu do lado de fora do prédio supervisionando a operação em que apoiadores do então presidente Donald Trump invadiram a sede do Congresso enquanto as duas câmaras se reuniam para certificar a vitória eleitoral de Joe Biden.

A defesa de Rhodes tentou convencer o júri de que os grupos armados do Oath Keepers que estavam posicionados em hotéis da capital americana não pretendiam impedir a confirmação de Biden, mas sim “reagir” caso Trump pedisse uma intervenção.

Segundo a organização, o então presidente republicano poderia ter feito esse pedido sob o abrigo de uma regra de 1807 que permite ao comandante-em-chefe das Forças Armadas pedir a grupos paramilitares de cidadãos que façam a lei ser cumprida.

A promotoria, no entanto, considerou que os integrantes do grupo planejavam usar a força para impedir a confirmação de Biden, independentemente do que Trump dissesse.

Os Oath Keepers são uma organização pouco estruturada vinculada a milícias cidadãs que, embora aceitem qualquer um como membro, concentram seus esforços de recrutamento em ex-militares, policiais e socorristas.

A emissora CNN lembrou nesta quinta-feira que 22 pessoas que faziam parte da equipe de Rhodes já foram condenadas por vários crimes federais por um júri ou após se declararem culpadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]