O furacão Andrés atingiu neste domingo a categoria 3 na escala Saffir-Simpson e atualmente se afasta do litoral mexicano do Pacífico com ventos sustentados de 205 km/h e sequências de até 250 km/h, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México.
Às 16h (horário local, 18h de Brasília) o fenômeno natural se localizava a cerca de 920 quilômetros a oeste-sudoeste de Ilha Socorro, pertencente ao estado de Colima, e a 1.260 quilômetros a sudoeste de Cabo San Lucas, Baixa Califórnia Sul, com um deslocamento rumo a oeste a 13 quilômetros por hora.
“Suas nuvens geram potencial de chuvas fortes (25 a 50 milímetros) em Jalisco, Colima e Michoacán, e chuvas (0,1 a 25 milímetros) em Nayari”, informou o SMN em seu anúncio mais recente.
Mexicanos organizam movimento na capital em apoio às forças de segurança
Milhares de pessoas marcharam neste domingo (31) na Cidade do México para expressar apoio às forças de segurança na luta contra a criminalidade e exigir das autoridades o cumprimento do dever de zelar pelo bem-estar da população.
Leia a matéria completaApesar de não ter estabelecido zona de alerta devido à distância do fenômeno, o organismo recomendou à população em geral dos estados mencionados e à navegação marítima nas imediações do sistema “manter precauções e atender as recomendações emitidas pelas autoridades do Sistema Nacional de Defesa Civil”.
Os especialistas preveem a formação de 19 ciclones na temporada de 2015 no Pacífico - que começou formalmente no dia 15 de maio -, 40% a mais que a média histórica, dos quais quatro seriam furacões intensos (categorias 3, 4 e 5 na escala Saffir-Simpson) e sete fortes (1 e 2).
No Atlântico são esperados sete ciclones, dos quais um será furacão intenso e dois fortes, e embora a temporada comece oficialmente em 1º de junho, a formação em 8 de maio passado da tempestade Ana representou uma antecipação de quase um mês.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; acompanhe o Entrelinhas
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião