Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Canadá

Furacão Bill provoca chuvas e fortes ventos na Nova Escócia

Curiosos observam ondas gigantes causadas pelo furacão Bill, em Nova Escócia | Paul Darrow / Reuters
Curiosos observam ondas gigantes causadas pelo furacão Bill, em Nova Escócia (Foto: Paul Darrow / Reuters)

O furacão Bill provocou neste domingo (23) intensas chuvas e fortes ventos na Nova Escócia, no leste do Canadá, e, segundo meteorolistas, a tormenta, que apresenta categoria 1, poderia causar inundações nas zonas costeiras da região e atingir as plataformas de petróleo e gás mar adentro.

O Centro de Furacões do Departamento de Meteorologia Canadense informou que o furacão deve perder força ainda neste domingo, enquanto se desloca para Terranova, embora estejam previstas fortes chuvas e ondas de até 10 metros de altura, que poderiam causar grandes danos.

"Isto é algo para ser levado a sério", disse o meteorologista Peter Bowyer em um boletim matinal. - As ondas oferecem um belo espetáculo, mas apenas de uma distância segura. Não devemos observá-las de perto e são perigosas - afirmou.

A área mais ameaçada neste domingo foi a ilha de Cabo Bretón, uma das principais áreas turísticas de Nova Escócia. Os vôos foram cancelados na região e também na capital da província, Halifax. Os serviços de ferry boat tambpem foram suspensos.

Bill, o primeiro furacão da temporada de 2008, já atingiu Bermudas, produzindo fortes ondas que atingiram a costa da ilha britânica de 52 quilômetros quadrados. Não foram registradas vítimas e os danos foram pequenos. Também produziu fortes ondas e chuva forte costa afora do Atlântico, inclusive na ilha Martha's Vineyard, onde o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua família vão passar alguns dias de férias.

Rumo a plataformas de energia

A parte do Atlântico que banha o Canadá, para onde a tormenta se dirige, é uma região produtiora de enegia, que exporta petróleo, gás natural e produtos refinados ao nordeste dos Estados Unidos e outros países. Funcionários que trabalham na plataforma Sable, mar adentro das costas da Nova Escócia, foram retirados das instalações, mas o operador da Plataforma Hibernia, que produz 98.200 barris por dia, disse que esta continuaria funcionando normalmente. Tanto a Sable como a Hibernia, plataforma construída para resistir aos icebergs, comuns na região, são operados pela Exxon Mobil Corp. Um iceberg afundou o Titanic na costa da Nova Escócia e cerca de 150 vítimas do naufrágio estão enterradas em Halifax.

No momento, Bill é uma tormenta de categoria 1 que se desloca com ventos de até 85 milhas por hora (140 Km por hora). As tormentas de categoria 1 são as mais leves na escala de cinco de Saffir-Simpson, mas mesmo assim são ameaçadoras. Funcionários do governo canadense disseram estar particularmente preocupados com as fortes chuvas, que combinadas com os efeitos da maré alta, poderiam agravar a tormenta.

Festa para os surfistas

As grandes ondas provocadas pelo Bill fizeram a festa para os surfistas na cidade de Middletown, em Rhode Island. Nos últimos dias, o furacão deixou o mar agitado em toda a costa leste dos EUA.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.