O furacão Earl atingiu a costa da Carolina do Norte com chuvas, ventos e fortes ondas nesta sexta-feira, agitando o litoral leste dos Estados Unidos ao se deslocar rumo ao nordeste do país, seguindo para o Canadá. O furacão enfraqueceu mas continua sendo uma forte tempestade.
O Earl, inicialmente classificado como furacão de categoria 4, perdia força e o impacto da tempestade parecia ser menor que o previsto anteriormente. Agora de categoria 2, a tempestade se deslocava para o norte, paralela à costa atlântica dos EUA.
Grandes ondas atingiram as ilhas Outer Banks, na Carolina do Norte, as áreas mais expostas ao Earl.
Autoridades locais do setor de emergências disseram que não havia registro de vítimas ou grandes danos até o momento. Ao menos uma rodovia litorânea foi atingida pelas ondas.
"Certamente as condições não são tão severas como poderiam ter sido", disse Sandy Sanderson, diretor de serviços de emergência no município de Dare.
Às 5h (6h, horário de Brasília), o furacão estava provocando ventos de até 165 quilômetros por hora, e seu centro estava passando a leste das ilhas Outer Banks, segundo o Centro de Furacões norte-americano.
O enfraquecimento progressivo está previsto durante as próximas 24 a 36 horas, mas o Earl deve continuar sendo um furacão grande ao se deslocar no sentido nordeste dos EUA, onde deve chegar na noite desta sexta-feira.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ