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Fúria da natureza

Furacão força cancelamento de voos entre Brasil e EUA

O Túnel Holland, em Nova York, foi fechado ontem como medida de segurança antes da chegada da tempestade Sandy | Andrew Burton/Getty Images/AFP
O Túnel Holland, em Nova York, foi fechado ontem como medida de segurança antes da chegada da tempestade Sandy (Foto: Andrew Burton/Getty Images/AFP)

Pelo menos 15 voos entre Brasil e Estados Unidos foram cancelados ontem por causa do furacão Sandy, que afeta as condições meteorológicas na costa leste dos Es­­tados Unidos.

Desde domingo, as condições climáticas envolvendo o furacão já afetaram 22 voos envolvendo o Brasil. Em toda a costa leste americana, cerca de 9 mil voos domésticos e internacionais tinham sido cancelados até amanhã.

A TAM informou que cancelou cinco voos entre domingo e ontem, quatro deles envolvendo viagens entre Nova York e São Paulo e um que sairia de Nova York rumo ao Rio. No domingo, dois voos da TAM já haviam sido cancelados, e a companhia informou que novos cancelamentos devem ocorrer hoje.

American Airlines, Uni­­ted Airlines e a Delta Air­­li­­nes também cancelaram voos desde domingo e devem­­ confirmar hoje novos cancelamentos.

Recomendações

A Infraero (tel. 0/operadora/11/2445-2945), empresa que ad­­mi­­nistra aeroportos no Bra­­sil, recomenda a passageiros que tenham voos para os EUA que entrem em contato com suas companhias aéreas para verificar possíveis atrasos ou cancelamentos.

Ela recomenda aos passa­­geiros que, antes de sair de casa para viajar, confirmem o horário e a manutenção de seus voos junto às companhias aéreas. A agência reguladora diz que vai monitorar a prestação de assistência aos passageiros pelas empresas que tiverem que cancelar ou alterar o horário de voo à região.

Em casos de atrasos e cancelamentos, a companhia aérea deve assegurar o direito do passageiro a receber acesso à comunicação (a partir de uma hora de atraso), alimentação (a partir de duas horas), acomodação (a partir de quatro horas) e traslado para passageiros que estiverem na localidade de residência.

Em casos de voos cancelados, o passageiro pode ser reacomodado em outro voo ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem área.

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus­­ direitos desrespeitados,­­ a Agên­­cia Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda, primeira­­mente, que o consumidor pro­­­­cure a própria companhia­­ aérea. Se o problema não for solucionado, o usuário pode encaminhar o problema à Anac (tel. 0800 725 4445), aos órgãos de defesa do consumidor e/ou ao Po­­der Judiciário.

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