Pelo menos 15 voos entre Brasil e Estados Unidos foram cancelados ontem por causa do furacão Sandy, que afeta as condições meteorológicas na costa leste dos Estados Unidos.
Desde domingo, as condições climáticas envolvendo o furacão já afetaram 22 voos envolvendo o Brasil. Em toda a costa leste americana, cerca de 9 mil voos domésticos e internacionais tinham sido cancelados até amanhã.
A TAM informou que cancelou cinco voos entre domingo e ontem, quatro deles envolvendo viagens entre Nova York e São Paulo e um que sairia de Nova York rumo ao Rio. No domingo, dois voos da TAM já haviam sido cancelados, e a companhia informou que novos cancelamentos devem ocorrer hoje.
American Airlines, United Airlines e a Delta Airlines também cancelaram voos desde domingo e devem confirmar hoje novos cancelamentos.
Recomendações
A Infraero (tel. 0/operadora/11/2445-2945), empresa que administra aeroportos no Brasil, recomenda a passageiros que tenham voos para os EUA que entrem em contato com suas companhias aéreas para verificar possíveis atrasos ou cancelamentos.
Ela recomenda aos passageiros que, antes de sair de casa para viajar, confirmem o horário e a manutenção de seus voos junto às companhias aéreas. A agência reguladora diz que vai monitorar a prestação de assistência aos passageiros pelas empresas que tiverem que cancelar ou alterar o horário de voo à região.
Em casos de atrasos e cancelamentos, a companhia aérea deve assegurar o direito do passageiro a receber acesso à comunicação (a partir de uma hora de atraso), alimentação (a partir de duas horas), acomodação (a partir de quatro horas) e traslado para passageiros que estiverem na localidade de residência.
Em casos de voos cancelados, o passageiro pode ser reacomodado em outro voo ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem área.
Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda, primeiramente, que o consumidor procure a própria companhia aérea. Se o problema não for solucionado, o usuário pode encaminhar o problema à Anac (tel. 0800 725 4445), aos órgãos de defesa do consumidor e/ou ao Poder Judiciário.