O furacão "Hilary", que mantém um alto grau de periculosidade com categoria 4 na escala Saffir-Simpson, começou a se afastar do litoral do Pacífico mexicano, informou neste sábado (24) o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México.
O organismo destacou em seu boletim das 12h (de Brasília) que o furacão continua sendo classificado como "severo" apesar de uma ligeira redução da força de seus ventos.
O SMN informou que "Hilary" continua gerando uma ampla zona nublada "que propicia chuvas intensas nas regiões litorâneas e na serras de Michoacán, Colima e Jalisco".
No estado de Nayarit foram registradas fortes chuvas e "poderiam ocorrer deslizamentos, aumento do nível dos rios e com probabilidade de inundações", acrescentou.
As autoridades pediram à população destes estados litorâneos que atendam as recomendações de proteção civil e aumentem as precauções.
Às 12h (de Brasília) "Hilary" estava a 335 quilômetros ao sudoeste de Manzanillo, em Colima, e se deslocava a 19 quilômetros por hora para o oeste, com ventos sustentados de 220 quilômetros e sequências de 270 quilômetros.
Segundo a projeção do SMN, o fenômeno meteorológico se deslocará em paralelo às costas para chegar na próxima quinta-feira à costa da península da Baixa Califórnia.
"Hilary" é o sétimo furacão da atual temporada no Pacífico, depois da passagem de "Adrian" (categoria 4), "Beatriz" (1), "Calvin" (1), "Dora" (4), "Eugene" (4) e "Greg" (1). EFE