O furacão Ida chegou à costa leste dos Estados Unidos no começo da tarde deste domingo (29) após ganhar intensidade surpreendente ao se deslocar pelo Golfo do México de madrugada. Horas antes de tocar o solo do estado da Louisiana, o furacão havia chegado ao nível 4 da categoria até 5 na escala Saffir-Simpson.
Segundo boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), emitido às 9h (horário de Brasília), o Ida gerava ventos próximos de 250 km/h. Ida ganhou força rapidamente desde que entrou em contato com as águas quentes e profundas do Golfo do México, onde chegou sexta-feira (27), depois de deixar Cuba para trás.
O Serviço Nacional de Meteorologia informou que o potencial dano do furacão pode deixar a região "inabitável por semanas ou meses".
No fim da manhã deste domingo o Ida estava a 90 km ao sul da foz do Rio Mississippi na Louisiana, onde se desloca a uma velocidade de 24 km/h.
Os meteorologistas estimam que Ida pode manter toda a sua força atual de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que mede os furacões pela força dos ventos.
Além dos ventos fortes, a principal preocupação das autoridades do estado da Louisiana e da cidade de Nova Orleans é a inundação uma região baixa, da qual milhares de pessoas foram evacuadas no sábado (28).