A tempestade Ida ganhou força e passou a ser um furacão de categoria 1 à medida que se aproxima da costa caribenha da Nicarágua, nesta quinta-feira, afirmou o Centro Nacional de Furacão dos Estados Unidos (NHC).
Fortes chuvas assolaram a costa leste da Nicarágua e centenas de pessoas foram retiradas de Ilha do Milho, popular ponto turístico. Segundo o NHC, o furacão deve chegar ao continente no fim do dia.
Às 10h de Brasília, o centro do furacão Ida estava 100 quilômetros a norte-nordeste de Bluefields e a cerca de 135 quilômetros ao sul de Puerto Cabezas, na Nicarágua.
O furacão está se movendo na direção noroeste a aproximadamente 11 quilômetros por hora, e, depois de chegar ao continente, cruzará o leste da Nicarágua e Honduras durante os próximos dois dias, de acordo com o NHC.
A tempestade deve se enfraquecer à medida em que se move pela Nicarágua, mas as chuvas pesadas podem produzir inundações ameaçadoras e deslizamentos de terras.
Os produtores de café, que acabaram de começar a colheita, estão observando atentamente os desdobramento climáticos, mas afirmam que os grãos nas regiões montanhosas perto da fronteira hondurenha estão longe dos ventos costeiros.
Deslizamentos de terras podem bloquear estradas até as fazendas de café e as chuvas fortes podem arrancar as frutas das árvores, explicou Luis Osorio, diretor técnico no conselho nacional de café, nesta quarta-feira.