O furacão Ike continua a ganhar força neste sábado (6). Após ser elevado à categoria três durante a tarde, ele foi reclassificado como categoria 4 no íncio da noite pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.
As tormentas são classificadas de acordo com a escala Saffir-Simpson, que vai de um - a mais fraca - até cinco, a mais elevada. Isso o torna uma tempestade "extremamente perigosa", segundo o NHC.
Segundo a rede de TV CNN, o Ike tem agora ventos superiores a 200 km/h, o que está forçando a evacuação de moradores do arquipélago de Florida Keys, no sudeste dos EUA.
Trajetória
Segundo a trajetória prevista pelo NHC, o furacão Ike alcançará o arquipélago das Bahamas, Ilhas Turks e Caicos, Haiti, República Dominicana e atingirá Cuba antes de entrar no Golfo do México. Os meteorologistas reiteraram que os residentes das Bahamas, de Cuba e do sul da Flórida devem vigiar muito de perto o desenvolvimento deste perigoso furacão.
Seguindo essa trajetória, o olho do "Ike" passará esta tarde nas ilhas Turks e Caicos e ao sudeste das Bahamas no domingo. Cuba deve ser atingida pelo ciclone no domingo à tarde ou à noite.
Tempestade Hanna
Enquanto isso, a tempestade tropical Hanna, que tocou terra hoje nas praias do limite entre os estados da Carolina do Norte e Carolina do Sul, avança com ventos de 85 km/h e atravessará os estados do nordeste antes de chegar ao Canadá, no final do domingo.
Em sua passagem pelos EUA, Hanna troxe ondas, chuvas e ventos, obrigando milhares de pessoas a deixarem suas casas rumo ao interior do país.
Deixe sua opinião