O furacão Ike segue nesta quinta-feira (11) sua jornada pelo centro do Golfo do México, em direção ao estado norte-americano do Texas.
Ike, que provocou destruição em sua passagem por Haiti e Cuba, deve chegar à costa americana até o sábado como um furacão de categoria três, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
Em seu boletim das 15h (Brasília), o NHC informou que Ike apresentava ventos máximos sustentados de 160 km/h e "espera-se que se transforme em um furacão maior antes de chegar à costa do estado do Texas" nesta sexta-feira à noite ou na madrugada de sábado.
Nessa hora, o centro do furacão estava próximo da latitude 25,8 graus norte e da longitude 88,8 graus oeste, cerca de 710 quilômetros a leste-sudeste da cidade de Corpus Christi, no Texas, e cerca de 760 quilômetros a leste-sudeste de Galveston, também nesse estado americano.
Ike se movimenta em direção oeste-noroeste a 17 km/h e acredita-se que deva manter esta trajetória, informaram os especialistas.
Segundo projeções do NHC, o olho do furacão Ike, de categoria dois na escala de intensidade Saffir-Simpson, "deve chegar muito perto do litoral do Texas amanhã à tarde".
De acordo com os especialistas, por se tratar de um furacão de grandes dimensões, deve "se deteriorar" ao longo da costa texana, antes de seu olho atingir o continente.
O presidente dos EUA, George W. Bush, declarou na última quarta situação de emergência no Texas e ordenou ajuda federal para apoiar as autoridades estaduais e locais em seus preparativos de resposta a Ike.
Está ativo um aviso de tempestade tropical (passagem em 24 horas) desde a zona limítrofe entre Mississipi e Alabama até o leste de Cameron (Louisiana).
Milhares de pessoas já deixaram suas casas em regiões litorâneas.
Além disso, uma advertência de vigilância de furacão (passagem em 36 horas) permanece vigente desde Cameron em direção ao oeste até Mansfield (Texas).
Deixe sua opinião