O furacão Irma, que chegou à Flórida neste domingo (10) com ventos de velocidade superior a 210 km/h, deixa em alerta extremo moradores da região. A rede de notícias americana ABC News afirmou que ao menos três pessoas já morreram com a passagem da tempestade pela região- onde mais de 1 milhão de residências ficaram sem energia.
Leia mais: Furacão Irma faz as primeiras vítimas e deixa milhares sem energia
No início da madrugada, a Nasa divulgou imagens que mostravam o momento em que o Irma deixava Cuba e seguia em direção aos Estados Unidos:
O olho do furacão atingiu as ilhas Keys, ao sul da estado americano, por volta das 7h10 no horário local (8h10 em Brasília). Às 9h10, ele atingiu a ilha de Cudjoe. Os ventos sustentados são de 215 quilômetros por hora. Os meteorologistas dizem que uma rajada de 171 km/h foi relatada na ilha Big Pine.
A Nasa também divulgou imagens do momento em que o furacão tocava o solo da Flórida (o chamado landfall), por volta das 9 horas local (10 horas em Brasília):
A tempestade deve passar com violência na costa Oeste, onde está a cidade de Tampa, por volta das das 2h (horário local) na segunda-feira.
Nas redes sociais, vídeos mostram a chegada do furacão
Repórter da rede MSNBC “testa” velocidade do vento ao vivo durante aproximação da tempestade no Sul da Flórida:
Furacão #Irma | Key West, Flórida já é difÃcil ficar em pé, repórter da MSNBC tentou. Olho do furacão passa por ali pic.twitter.com/DnEfdlMWeW
— Igor Navarro (@IgorNavarroBFR) 10 de setembro de 2017
Miami Beach, uma das cidades mais importantes da Flórida, sente o impacto da chegada de Irma no sábado (9) à noite:
This is what Miami Beach looked like Saturday night as the strong outer bands from Hurricane Irma moved onshore https://t.co/BD9zW0IikT pic.twitter.com/ddfNhGz2N7
— CNN (@CNN) 10 de setembro de 2017
Furacão Irma passa por Miami:
Deafening gusts of wind whip across Miami as #Irma, a category 4 hurricane, threatens Florida. https://t.co/gJJaNaY7HW pic.twitter.com/hxrW3DOxio
— ABC News (@ABC) 10 de setembro de 2017
Ventos superiores a 200 km/h foram registrados com a chegada do Irma na região de Flórida:
Guindastes giram com a força dos ventos trazidos pelo Irma em Miami:
This large construction crane in Miami spins in the wind as outer bands from Hurricane Irma move over the city https://t.co/Kzzf9oJHTw pic.twitter.com/WvJQsN44Tg
— CNN (@CNN) 10 de setembro de 2017
Alerta brasileiro
Em nota divulgada na sexta-feira (8), o Itamaraty afirmou que a rede de embaixadas e consulados do país na Flórida está em estado de alerta e pronta a atender possíveis emergências envolvendo cidadãos brasileiros.
Leia também: Na Flórida, brasileiros montam “operação sobrevivência” à espera do Irma
Por isso, o Núcleo de Assistência a Brasileiros do Itamaraty, em Brasília, está funcionando desde sábado (9). Quem precisar pode entrar em contato com as equipes de plantão pelos telefones+55 61 2030 8803 ou 8804 das 8h às 20h, ou pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br.
Entre 20h e 8h, poderão ser acionados os telefones + 55 61-98197-2284 (Plantão Consular) e +55 61-99834-6963 (Plantão Consular para atendimentos relacionados às ilhas do Caribe).
O Ministério das Relações Exteriores ressalta que os contatos destinam-se exclusivamente a emergências consulares.
Ainda em nota, o governo brasileiro disse estar acompanhando os desdobramentos da passagem do furacão Irma pelo Caribe e Estados Unidos e “expressa sua solidariedade a todas as pessoas atingidas, a seus familiares e aos governos dos países afetados”.