O Serviço Meteorológico Mexicano estabeleceu neste domingo (09) um alerta em quatro estados do país banhados pelo Pacífico sobre o avanço do furacão Jova, que está próximo de converter-se à categoria II na escala Saffir-Simpson com ventos de 150 km/h.
O furacão, "continua intensificando-se, e se encontra muito próximo de alcançar a categoria II na escala Saffir-Simpson. Ele mantém seu deslocamento rumo à costa do Pacífico central do México", disse o organismo em seu último relatório publicado em sua página da internet.
O serviço meteorológico estabeleceu uma zona de alerta de Lázaro Cárdenas, Michoacán, até Cabo Corrientes, Jalisco.
Jova, localizado a 490 km ao sudoeste do porto de Manzanillo, estado de Colima, se desloca a uma velocidade de 13 km por hora, com ventos de 150 km por hora e rajadas de 185 km. O sistema esta catalogado com um índice de periculosidade 'forte'.
Espera-se que às O6H00 GMT (03H00 de Brasília) de segunda-feira ele se converta em categoria II, com rajadas de até 195 km por hora.
As autoridades recomendaram à população para que tome precauções e fique atenta a informações, pelos efeitos da chuva, vento e ondas.