Com um saldo de dezenas de mortes no Caribe, o furacão Maria, que voltou à categoria 3 nesta madrugada, atingiu a República Dominicana no começo desta quinta-feira (21). A previsão é que o fenômeno se aproxime da ilha Turks e Caicos no fim do dia e, na sexta-feira (22), das Bahamas, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Leia também: Furacão Maria deixa pelo menos 15 mortos após passar por Martinica
O presidente americano, Donald Trump, declarou situação de desastre nas Ilhas Virgens após o furacão Maria. A medida, tomada por Trump no começo desta quinta-feira, torna o financiamento federal disponível para a região.
O furacão Maria já chega a 185 quilômetros por hora e o Centro Nacional de Furacões afirmou que um fortalecimento dele ainda pode ocorrer nos próximos dias.
Danos
Enquanto isso, Porto Rico tenta se reerguer após o furacão ter destruído boa parte do território americano na quarta-feira. Quase toda a ilha ficou sem energia e telecomunicações após a passagem do fenômeno. As autoridades locais pediram para que a população inicie um racionamento, já que a área deve ficar quatro meses sem energia.
Porto Rico não registrava um furacão na categoria 4, com ventos de cerca de 250 quilômetros por hora, desde 1932. O fenômeno chegou a superar, na região, o furacão Irma, que assolou o Caribe dias atrás.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink