Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o furacão Milton, que deve chegar à Flórida nesta quarta-feira (9), pode ser “a tempestade do século”.
“Parece a tempestade do século”, disse Biden da Casa Branca, segundo informações da CNN. “Muitas comunidades no caminho do furacão Milton não têm um momento para recuperar o fôlego entre o Helene e o Milton, duas tempestades históricas em duas semanas”, disse o democrata.
O Helene foi outro furacão que atingiu o sudeste dos Estados Unidos no final de setembro e provocou mais de 200 mortes e US$ 38 bilhões em danos materiais.
Biden pediu à população dessa região americana para que “siga todas as instruções de segurança conforme nos aproximamos das próximas 24 horas”. “É literalmente uma questão de vida ou morte”, acrescentou.
Cerca de 5,5 milhões de pessoas estão sujeitas a evacuações obrigatórias em condados da Flórida nesta quarta-feira, em meio à contagem regressiva para a chegada do furacão Milton, provocando uma das maiores evacuações da história do estado, de acordo com a Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês).
Cerca de 30 condados, que compreendem uma área densamente povoada entre Orlando, Tampa, Sarasota e Fort Myers, emitiram ordens de evacuação obrigatória para suas populações, muitas das quais atenderam à solicitação das autoridades e deixaram suas casas até a passagem do Milton.
Além disso, o estado da Flórida montou dezenas de abrigos em escolas e outras instalações protegidas, bem como vários mega-abrigos, que podem atender a milhares de pessoas evacuadas.
As evacuações começaram nesta semana com imagens de milhares de veículos deixando a área de Tampa e causando engarrafamentos nas rodovias do estado, que eliminou os pedágios para facilitar a saída das zonas de perigo, onde se espera que as águas costeiras subam até quatro metros.
As autoridades lembraram a importância da evacuação imediata, antes que o Milton atinja a costa oeste da Flórida nas próximas horas, com ventos próximos a 250 km/h, chuvas torrenciais e aumento do nível do mar.
A atualização divulgada nesta manhã pelo Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) indicava que o Milton havia enfraquecido um pouco, tornando-se um furacão de categoria 4 (de um máximo de 5) na escala Saffir-Simpson, com ventos de 250 km/h, e estava a cerca de 405 km a sudoeste de Tampa.
Em entrevista coletiva, o governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, também alertou a população de outras regiões do estado.
“Se você estiver na costa leste da Flórida, saiba que esse evento não é exclusivo da costa oeste. Os maiores efeitos certamente serão no oeste, mas também haverá no interior e na costa leste”, afirmou.