O Ofélia transformou-se no primeiro furacão a atingir os EUA desde a chegada do Katrina, duas semanas atrás, provocando fortes chuvas e ventos na costa do Estado da Carolina do Norte e ameaçando inundar a regiao nesta quinta-feira. Os ventos do Ofélia estão a cerca de 136 quilômetros por hora e o furacão pode ficar ainda um pouco mais forte, previram meteorologistas.
O furacão Katrina, porém, chegou ao país com muito mais força, atingiu a região costeira banhada pelo Golfo do México, matou mais de 700 pessoas e expulsou 1 milhão de duas casas.
O olho do Ofélia estava 48 quilômetros a leste-nordeste do cabo Lookout, na Carolina do Norte, no início da manhã desta quinta-feira. Ele deve passar perto de Outer Banks, um arquipélago na costa norte do estado.
A tempestade arrancou telhados de casas perto de Morehead City, na região central da costa, e arrastou para longe pedaço de um píer de pesca em Atlantic Beach.
- Começamos a enfrentar o pior do furacão depois do anoitecer e é difícil avaliar os danos - disse Allen Smith, diretor dos Serviços de Emergência do condado de Carteret, perto de Beaufort.
As autoridades da região mandaram que os moradores das ilhas, das cidades costeiras e de áreas sujeitas a enchentes em seis condados costeiros da Carolina do Norte deixem suas casas. Em outras partes, as pessoas foram aconselhadas a buscar um abrigo.
Tempestades da magnitude do Ofélia conseguem alagar áreas costeiras e derrubar árvores e postes de eletricidade, mas raramente causam grandes danos em obras de infra-estrutura. De toda forma, como o furacão atual caminha lentamente, a região terá que conviver com os ventos e as chuvas fortes por um dia mais.
- As enchentes serão piores do que prevemos ontem (quarta-feira) - afirmou Mike Easley, governador da Carolina do Norte.
Easley pediu que as pessoas procurem abrigos, especialmente se moram em áreas alagadas por tempestades mais rápidas nos anos anteriores.
Uma mulher de 19 anos foi morta quando o carro dela derrapou na estrada em meio a uma chuva intensa e bateu em árvores a leste da cidade de Raleigh, disse a polícia rodoviária.