Os ventos externos do furacão Ofélia atingiram a costa da Carolina do Norte provocando fortes chuvas e ventos nesta quarta-feira. Meteorologistas afirmam que a tempestade está se movendo tão devagar que sua passagem pode levar dois dias.
O centro do Ofélia está a 64 quilômetros do sul-sudoeste de Wilmington, na Carolina do Norte, às 11h (horário local, 12h horário de Brasília). A tempestade está prevista para atingir à costa sudoeste na quarta-feira, e depois atingirá os chamados "Bancos Externos", a cadeia de ilhas localizadas ao longo de costa, nesta quinta-feira.
Escolas, portos, o serviço de transporte fluvial, comércios e pontes foram fechados e os abrigos abriram suas portas por toda a costa da Carolina do Norte.
Fortes rajadas de ventos atingiram a costa e a tempestade provocou grandes ondas nas praias, à medida que o Ofélia avançava vagarosamente nesta quarta-feira.
O Centro Nacional de Furacões em Miami alertou que a trajetória do Ofélia pode se tornar "uma angustiante longa passagem do furacão pela costa da Carolina do Norte ao longo de dois dias".Ofélia tem ventos sustentáveis de 128 quilômetros por hora e pode ganhar uma pouco mais de força, afirmaram os especialistas. As tempestades provocadas pelo fenômeno podem provocar enchentes nas áreas costeiras, inundar estradas à beira-mar, derrubar casas e cabos de energia, mas dificilmente causará danos estruturais.
Várias pessoas deixaram as ilhas da Carolina do Norte na terça-feira, rumo a locais mais resguardados no interior do estado antes dos ventos fortes fazerem com que as autoridades ordenassem o fechamento de pontes.
Uma ordem de retirada foi lançada para as ilhas, cidades litorâneas e áreas mais propensas à inundação em partes dos seis condados costeiros da Carolina do Norte. Saída voluntária foi pedida em outros nove locais.
Ofélia permaneceu quase que estacionada na costa por dias, dificultando a previsão sobre sua trajetória.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo