O gigante furacão que avança em direção à Costa Leste dos Estados Unidos virou o tópico favorito das conversas nas redes sociais. Enquanto as pessoas dão notícias a parentes e amigos, repassam informações e descontraem o clima com humor, fica claro que discutir desastres naturais pela rede se tornou parte da experiência, quase como estocar alimentos e baterias. No início da tarde desta segunda-feira (29), a hashtag "Sandy" já tinha 233 mil fotos no Instagram, serviço de compartilhamento de imagens. "Hurricanesandy" contabilizava 100 mil fotos, "Frankenstorm", 20 mil, e segue crescendo.
Enquanto esperavam a tempestade chegar no final de semana, internautas postaram fotos de suas preparações para o furacão: de alimentos enlatados a jogos de tabuleiro e garrafas de vinho. As prateleiras vazias onde deveria haver pão nos supermercados também figuraram no Facebook e Instagram.
"Nesse momento, dez fotos são postadas por segundo com a hashtag #Sandy - maioria imagens de pessoas se preparando para a tempestade e cenas das ruas", afirmou o CEO da Instagram, Kevin Systorm, por e-mail. "Isso demonstra como o Instagram está rapidamente se tornando uma ferramenta útil para ver o mundo como ele está acontecendo", especialmente em eventos mundialmente importantes como esse.
Nesta segunda-feira (29), relatos sobre os preparativos para a tempestade deram lugar a mensagens de antecipação e atualizações em tempo real. Entre os usuários americanos, os termos "Sandy", "Hurricane Sandy" e "Hurricane" foram os mais usados no Facebook, seguidos por "stay safe" e "be safe". Todas as dez expressões mais mencionadas pelas contas localizadas nos EUA na rede social estavam de alguma maneira relacionadas à tempestade, informou a companhia. "Power", "'cold", "'my friends" e "prayers" também estavam no Top10.
Para avaliar o quanto seus usuários estão falando sobre um assunto em particular, o Facebook usa uma ferramenta de medição chamada "talk meter" - medidor de conversas - que faz um ranking com os termos relacionados a um assunto ou evento em uma escala de 1 a 10. Tópicos que geram o máximo de ruído recebem um 10. Na última sexta-feira, o furacão Sandy já atingia o nível 7,2. Para se ter uma ideia, a final do campeonato de beisebol no último domingo alcançou 6,71.
No Twitter, as expressões "Frankenstorm", "FEMA" - sigla para Agência Federal de Gerenciamento de Emergências - e "New Jersey" estão entre os Trending Topics dos EUA. Metereologistas acreditam que o olho do furacão atinja o sul do estado de Nova Jersey na noite desta segunda-feira.
O CEO do Foursquare, Dennis Crowley, lembrou aos seus mais de 53 mil seguidores no Twitter de "MANTER O CELULAR SEMPRE CARREGANDO". Milhões de moradores da Costa Leste dos Estados Unidos podem ficar sem luz e telefone. Como resultado, smartphones, laptops e tablets podem se tornar a única forma de comunicação.