Vice-presidente colombiana eleita, Francia Márquez, em reunião sobre transição de governo, 24 de junho de 2022.| Foto: EFE/ Carlos Ortega
Ouça este conteúdo

O presidente do Chile, Gabriel Boric, recebeu na quinta-feira (28) no Palácio de La Moneda a vice-presidente eleita da Colômbia, Francia Márquez, que está em viagem por vários países sul-americanos e na última terça-feira (26) se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo. O próximo encontro de Márquez será com o presidente argentino, Alberto Fernández.

CARREGANDO :)

A reunião no Chile, na qual também esteve presente a primeira-dama chilena, Irina Karamanos, foi realizada a portas fechadas e sem a presença da imprensa.

Fontes da equipe de Márquez disseram à Agência Efe que, durante a reunião, o governo chileno expressou seu “apoio” ao futuro Executivo colombiano “em questões de paz total”.

Publicidade

“O presidente Boric expressou toda sua vontade de acompanhar este processo para uma paz completa para a Colômbia, que será a paz completa para a região", disse a vice-presidente eleita em um breve pronunciamento à imprensa local ao deixar a sede do governo chileno.

Boric e Márquez se encontrarão novamente em pouco mais de uma semana na cerimônia de posse do novo governo colombiano chefiado pelo esquerdista Gustavo Petro, em 7 de agosto, que acontecerá em Bogotá e à qual o presidente chileno deverá comparecer.

Márquez, conhecida ativista e advogada procedente de Suárez, na região de Cauca, uma das áreas mais atingidas pelo conflito armado, se tornará a primeira vice-presidente negra da Colômbia.

Antes de viajar para o Chile, Márquez esteve no Brasil, onde, além do ex-presidente Lula, encontrou-se com representantes do movimento negro.

Depois de passar pelo Chile, ela viajará a Buenos Aires, onde deverá se reunir nesta sexta-feira (29) com o presidente argentino, Alberto Fernández, e participar no sábado de um diálogo apresentado pelo Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel e no qual haverá representantes das Mães da Praça de Maio.

Publicidade

A viagem sul-americana terminará em La Paz, onde no domingo Márquez terá uma atividade com o vice-presidente boliviano, David Choquehuanca, e terminará na próxima segunda-feira com um encontro plurinacional com organizações sociais de mulheres indígenas e camponesas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]