Após uma longa reunião com Berlusconi, o premiê italiano Enrique Letta confirmou o novo governo| Foto: Giampiero Sposito/Reuters

Enrique Letta, 46, reuniu-se hoje com presidente Giorgio Napolitano, 87, na sede da Presidência, em Roma, para comunicar a formação do seu gabinete, acabando com uma indefinição desde a eleição, em fevereiro.

CARREGANDO :)

A independente Emma Bonino será ministra de Relações Exteriores e Fabrizio Saccomani ocupará a pasta da Economia.

Braço direito do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, Angelino Alfano, será ministro do Interior.Será a primeira vez que o partido de Berlusconi participará de uma coalizão liderada pela esquerda.

Publicidade

Uma das lideranças do PD (Partido Democrata), de centro-esquerda, Letta foi designado pelo presidente italiano para formar o governo na última quarta-feira, 24.

Letta aceitou, mas "com reservas", o que lhe deu mais tempo para consultar as demais forças políticas antes de comunicar sua decisão ao chefe de Estado.

Coalizão

Letta é considerado um moderado na cúpula do PD, partido fundado por ex-comunistas.

Um dos seus grandes desafios era obter o apoio do partido de Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro e atual líder do PDL (Povo da Liberdade), segundo colocado nas eleições gerais deste ano.

Publicidade

Antes de encontrar Napolitano, Letta teve uma reunião de mais de duas horas com Berlusconi.

Contava a favor da coalizão o fato de um tio de Letta, Gianni, ser muito próximo do ex-primeiro-ministro.

Enrico Letta deve fazer o juramento para seu cargo na tarde deste domingo.