Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Literatura

García Márquez é acusado de apologia à prostituição

 | Divulgação
(Foto: Divulgação)

Ao ceder os direitos de seu romance mais recente, o polêmico Memória de Minhas Putas Tristes (foto), ao cinema, o escritor colombiano Gabriel García Márquez se tornou alvo do combate à prostituição infantil.

A ONG Coalizão Regional Contra o Tráfico de Mulheres e Meninas na América Latina e Caribe (CATW-LAC) anunciou que denunciará o prêmio Nobel de Literatura, autor dos romances Amor nos Tempos de Cólera e Cem Anos de Solidão, por apologia à prostituição de crianças latino-americanas, de acordo com a diretora da entidade, Teresa Ulloa.

O protagonista de Memória de Minhas Putas Tristes é um jornalista nonagenário que passou a vida entretido em prostíbulos. Sentindo a proximidade da morte, ele se decide a realizar um último desejo: "Ao cumprir 90 anos, quis me presentear uma noite de amor louco com uma adolescente virgem", avisa na frase de abertura. Diante da garota escolhida, nua e adormecida, contudo, o homem contém os avanços sexuais e se apaixona pela primeira vez.

A acusação da ONG é que, ao permitir a transposição da história para o cinema, García Márquez massifique a mensagem da prostituição tratada de modo poético, natural e lícito.

"O suposto filme faria uma apologia da prostituição infantil, corrupção de menores e violação de uma menina de 14 anos. Isso coloca em grave risco todas os meninos e meninas pobres da América Latina e Caribe", justificou Teresa Ulloa.

Ainda em fase de pré-produção (seu lançamento está previsto para novembro de 2010), o filme será dirigido pelo dinamarquês Hen­­ning Carlsen, e protagonizado pe­­lo ator mexicano Damián Alcázar.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.