Um garoto de 2 anos que tomou uma bebida que continha espinafre nos ingredientes morreu de uma possível infecção de E. coli, em um caso que pode ter relação com o temor nacional referente à hortaliça, disse uma autoridade estadual da área de saúde na sexta-feira.

CARREGANDO :)

Kyle Allgood, da cidade de Chubbuck, no Estado de Idaho, morreu na quarta-feira à noite em um hospital de Salt Lake City, em Utah, disse Ross Mason, porta-voz do Departamento de Saúde e Bem-Estar de Idaho.

- Sua mãe ou alguém em sua casa lhe fez um shake de espinafre - afirmou Mason. - É muito provável que ele tenha morrido de E. coli. Estamos procurando uma ligação com o espinafre.

Publicidade

Uma epidemia nacional de E. coli já matou uma pessoa e deixou pelo menos 157 pessoas doentes -- mais de 80 delas foram hospitalizadas. Pelo menos 23 Estados foram afetados, incluindo Idaho.

O surto foi rastreado até nove fazendas no vale Salinas, no centro da Califórnia, que produz grande parte do espinafre do país. Autoridades da Agência de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA, na sigla em inglês) estão tentando encontrar a fonte da bactéria.

Os fazendeiros interromperam a colheita do espinafre e os supermercados não estão mais vendendo a hortaliça. O FDA aconselhou os consumidores a não comerem espinafre cru ou fresco.

Não ficou claro se a criança comeu o espinafre misturado com iogurte antes ou depois das advertências, disse Mason.

A criança morreu de síndrome hemolítica urêmica, uma falência renal súbita associada com a infecção por E. coli 0157:H7, relatou Mason.

Publicidade

Autoridades de Idaho conversarão com a família para reunir informações sobre a doença e conduzirão testes de amostras do corpo do garoto.

Para diagnosticar qualquer doença alimentar, os médicos têm que examinar amostras de fezes, mas quando um paciente vai ao hospital geralmente a bactéria, o vírus ou outros parasitas já desapareceram.

A diarréia sanguinolenta e a síndrome hemolítica urêmica são marcas registradas da E. coli 0157:H7, uma linhagem da bactéria intestinal que infecta 73 mil pessoas todos os anos.

As autoridades de Idaho esperam os resultados dos testes para a semana que vem.