A Coreia do Sul afirmou ter encontrado uma pequena quantidade de um elemento radioativo de amostras do ar coletadas após o último teste nuclear da Coreia do Norte no dia (3). A Comissão de Segurança Nuclear divulgou nesta quarta-feira (13) o descobrimento do isótopo xenon-133, ligado ao teste nuclear do regime de Pyongyang.
A comissão disse que não conseguiu verificar com exatidão que tipo de bomba nuclear a Coreia do Norte detonou, já que não foi possível encontrar outros isótopos radioativos que tipicamente acompanham uma explosão nuclear.
As autoridades também afirmaram que não foram encontrados traços de trítio, que compõem uma bomba de hidrogênio - o tipo que a Coreia do Norte alegou ter lançado.
Leia mais: ONU amplia sanções à Coreia do Norte e Kim Jong-un volta a ameaçar os EUA
Teste
O regime de Kim Jong-un, na Coreia do Norte, anunciou ter desenvolvido uma bomba de hidrogênio com "grande poder destrutivo" e que poderia ser colocada em mísseis intercontinentais. Além disso, um teste teria sido feito com o artefato. Este seria o sexto realizado pelo governo do ditador Kim Jong-un. A comunidade internacional condenou a ação e o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (11), uma resolução que determina novas sanções contra a Coreia do Norte.
As informações são da Associated Press.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo